loader image

Senac São Gonçalo 2022 Inscrições e Vagas – Cursos Gratuitos

O SENAC cuja sigla significa  ‘’serviço nacional de aprendizagem comercial’’ é uma instituição de ensino brasileira aberta a toda sociedade , nele é possível  ingressar em diversos cursos focados em fazer o aluno ingressar no mercado de trabalho, foi fundado em 1946, possuí unidades espalhadas por todo o território nacional, e vamos conhecer sobre a unidade localizada em São Gonçalo.

A unidade do Senac de São Gonçalo, desde sua fundação vem oferecendo diversos cursos das mais diversas áreas do conhecimento e formando profissionais que fazem a diferença no mercado em que atuam, não é a toa que a unidade é equipada com salas modernas, laboratórios e equipamentos de última geração, tudo para formar grandes profissionais que fazem a diferença no mercado de trabalho.

Abaixo estão listadas as categorias de cursos oferecidas pela Unidade de São Gonçalo, que são cursos Livres, Técnicos, Cursos de educação a distância bem como os cursos oferecidos gratuitamente através do Programam Senac de Gratuidade (PSG), leia com atenção para receber todas as informações necessárias.

Senac São Gonçalo 2022 Cursos e Vagas Gratuitas

Estes cursos são para quem deseja aumentar seus conhecimentos sobre uma determinada área independente de qual seja, sendo para aperfeiçoar ou atualizar habilidades ou simplesmente para aprender algo novo, um hobbie para praticar nas horas livres, mas que não deseja fazer um curso muito longo para isso tem valores mais acessíveis, os cursos livres são rápidos, práticos e focados em aprendizados específicos.

Senac São Gonçalo

 

Senac São Bernardo 2022 Cursos técnicos disponíveis

Os cursos técnicos são ideais para quem quer ter maior conhecimento a respeito de uma área antes de partir para a graduação ou precisa conseguir um emprego para arcar com as despesas de um curso superior. Eles ainda podem ser conciliados com o Ensino Médio, garantindo uma enorme vantagem no currículo na hora de procurar uma ​​oportunidade dentro do mercado de trabalho.

Senac São Gonçalo

Os Cursos EAD quebram as fronteiras e levam conhecimento, já que podem ser feitos de qualquer lugar tudo de forma rápida, prática e segura, sua maior vantagem obviamente é o fato de que não é necessário se deslocar a algum lugar para fazer o curso, basta ter conexão com internet e algum dispositivo eletrônico, menos em alguns casos que são necessários aparelhos eletrônicos específicos..

Senac São Gonçalo 2022 Cursos gratuitos

Os cursos gratuitos são oferecidos pelo Programa Senac de Gratuidade. Através do PSG, as instituições de diversas regiões oferecem bolsas de estudos para pessoas de baixa renda que desejam se profissionalizar em alguma área.

Para poder ingressar no PSG é necessário atender os seguintes requisitos;

  • Pertencer à família cuja renda per capita não ultrapasse 2 salários mínimos.
  • Não ser bolsista em programas do Senac.
  • Não ter abandonado nenhum curso do Senac.
  • Ter cursado o ensino médio em escolas da rede pública. 

Estas foram as categorias dos cursos oferecidos pela unidade de São Gonçalo, abaixo estão alguns cursos mais concorridos pela unidade de São Gonçalo.

O curso tem o objetivo de capacitar o aluno a atuar na assistência de enfermagem ao paciente oncológico através de ações que simulam situações reais da prática de enfermagem na assistência Oncológica nos diferentes tipos de afecções neoplásicas.

A metodologia adotada envolve análise e solução de problemas, estudo de casos, projetos, pesquisas e outras estratégias que integrem teoria e prática e focalizem o contexto do trabalho, de modo a estimular a percepção analítica e a contextualização de informações, o raciocínio hipotético, a solução de problemas, a apropriação de conhecimentos prévios e a construção de novos valores e saberes.

A área de Oncologia é um setor que atualmente está em expansão. De acordo com a folha de São Paulo, os hospitais de olho neste mercado vêm ampliando e criando novos serviços oncológicos, principalmente para a classe média.

Neste contexto a área de Oncologia, por ser uma especialidade ainda recente, não existe no Brasil quantidade suficiente de profissionais para atender ao volume de pacientes que procuram por tratamento. Por isso, esse é um mercado ascendente e com boa remuneração.

Requisitos para ingressar no curso.

O candidato deverá ter a certificação profissional em Enfermagem, (Graduação), Técnico em Enfermagem (Habilitação Técnica), Auxiliar de Enfermagem. Alunos do Senac RJ, que concluíram os módulos/unidades curriculares do Auxiliar de Enfermagem, inclusive os estágios, também poderão se inscrever nessa oferta.

  • Documento oficial de identificação.
  • CPF.
  • Comprovante certificação profissional.

Atendimento ao Cliente com Pé diabético.

Este curso tem como objetivo ampliar os conhecimentos relativos ao Atendimento ao Cliente com Pé Diabético, o curso oferece uma excelente oportunidade de inserção no mercado assistencial, modo a promover bem-estar e melhora da qualidade de vida da pessoa.

A proposta do curso Atendimento ao Cliente com Pé Diabético na modalidade presencial é garantir uma abordagem de determinados conhecimentos e habilidades que contribuem para o aperfeiçoamento profissional no contexto do itinerário formativo.

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza do trabalho.

Neste sentido, são discutidos casos reais e fictícios, apresentação de vídeos, demonstração de procedimentos Podológicos ao Cliente com Pé Diabético, manuseio e organização de instrumentos, equipamentos e utensílios, organização e armazenamento de produtos, limpeza e higienização, respeitando os princípios da biossegurança, sustentabilidade.

Considerando o relacionamento com os clientes, toda a assistência leva em consideração, os limites éticos e colaborativos na equipe multidisciplinar de saúde.

Mercado de trabalho.

O diabetes é considerado um sério problema de saúde pública, tanto devido ao número de pessoas afetadas quanto às suas complicações, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes e o Ministério da Saúde, o Brasil soma atualmente mais de 13 milhões de pessoas convivendo com a doença e registra a marca de 43 amputações de membros inferiores por dia, decorrentes de complicações da doença, sendo uma das complicações mais temidas é a perda de um pé ou uma perna, que ocasiona incapacitações, além do elevado custo financeiro da sua abordagem terapêutica.

Porém, essa é uma situação que pode ser evitada mediante alguns cuidados e orientações básicas. Existe, portanto, a necessidade latente do aprimoramento dos profissionais de atenção básica como o Técnico em Enfermagem e Técnico em Podologia no Atendimento ao Pé Diabético na análise de sinais e sintomas, cuidados e orientação destes pacientes, através de uma abordagem clara, direciona e eficaz a fim de evitar evolução e comprometimento como a amputação que evidenciam a importância da prevenção desse problema.

Este cenário demonstra que há um mercado de trabalho emergente, que necessita e que é capaz de absorver profissionais que se aperfeiçoam tecnicamente no atendimento ao Pé Diabético, podendo atuar como autônomo ou funcionário em hospitais, clínicas e atendimento domiciliar.

Requisitos para poder ingressar no curso.

  • Idade mínima: 18 anos.
  • Escolaridade: Habilitação Técnica de Nível Médio em Podologia ou Enfermagem.
    Requisito/Conhecimento Específico: Não há
  • Documento de identidade
  • CPF
  • Comprovante de Escolaridade.

O curso de Cuidador de Idoso na modalidade Flexível integra aula presencial e não presencial com atividades, avaliações e contato com o instrutor. O aluno desenvolverá as habilidades para cuidar de pessoas idosas, no apoio de tarefas diárias, ações de lazer nos tempos livres e principalmente no zelo pela saúde e bem-estar.

Metodologia aplicada no curso.

O curso Cuidador de Idoso na modalidade flexível possui a interação de aulas presenciais e não presenciais, onde o virtual acontece de forma assíncrona, podendo ser realizado a qualquer momento e em qualquer lugar, e síncrona, em que as aulas acontecem online com o instrutor em tempo real. As aulas presenciais ocorrem nos laboratórios especialmente equipado para que você tenha a vivência prática para se tornar um profissional.

Todas as vivências visam a assimilação dos conhecimentos necessários para o agir seguro do Cuidador de Idoso no desempenho de suas funções. Dispomos de estruturas e equipamentos modernos que facilitam a apreensão dos conhecimentos nas diversas dinâmicas do processo de ensino e aprendizagem. Por exemplo, a utilização de equipamentos como “simulador de velhice” em dramatizações com o próprio aluno como modelo permite que ele sinta e compreenda as limitações e dificuldades da pessoa idosa.

As demais dinâmicas de simulações realísticas com os nossos manequins, explorando situações reais desde o cotidiano comum da vida do idoso até a simulação de situações de emergências. O uso das tecnologias digitais como recurso pedagógico e de equipamentos modernos contribuem de forma rica e dinâmica para o aprimoramento e enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem.

Mercado de trabalho.

O mercado de saúde potencializa a importância do Cuidador de Idoso na atuação domiciliar, caracterizando a atenção especial dos cuidados domiciliares dirigida ao idoso funcional como forma de prevenção, diminuição do ritmo de deterioração de seu estado de saúde e prevenir internações e diminuir custos hospitalares.

O país envelhece — e rápido. Em 2030, Brasil terá a quinta população mais idosa do mundo, segundo a OMS. Em 2019, o número de idosos no país correspondia a 16,2% da população e em pelo menos 34,5% dos lares havia pelo menos uma pessoa acima de 60 anos, ou seja, mais de um terço dos domicílios têm idosos. A tendência de envelhecimento da população vem se mantendo e o número de pessoas com mais de 60 anos no país já é superior ao de crianças com até 9 anos de idade, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O salário médio de um Cuidador de Idoso no Rio de Janeiro no início de 2021 foi de R$ 1.339,00, podendo atingir o teto salarial de R$ 2.202,98, dependendo da carga de trabalho e das condições de dependência do Idoso. Todas essas questões somam razões sólidas para que o estudante escolha o Senac RJ para realizar seu curso de Cuidador de Idoso.

Requisitos para ingressar no curso.

  • Idade mínima: 18 anos
  • Escolaridade: Ensino Fundamental completo
  • Documento oficial de identificação
  • CPF
  • Comprovante de escolaridade
  • Comprovante de residência.

Como ingressar na unidade de São Gonçalo ?

Para ingressar em algum dos cursos do Senac de São Gonçalo é necessário entrar no site do Senac, selecionar a unidade de São Gonçalo e verificar se o curso desejado está com vagas abertas, selecione e verifique se você cumpre os requisitos, clique em ‘’comprar’’ e em seguida preencha o formulário, é necessário ter os documentos de RG e CPF ou algum outro que contenha os dados de contato, após isso você já estará inscrito!

Senac São Gonçalo

Contato :

Caso precise de ajuda com a inscrição ou curso, entre em contato com o SENAC São Gonçalo.

Telefone: (21) 4020 2101

Endereço: Rua Oliveira Botelho, 1351 – Neves, São Gonçalo – RJ, 24425-005

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira (Horário de atendimento: De 8:00 horas da manhã às 17:00 da tarde).

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo