Curso de Segurança com Graduação Tecnológica

Você que entrou em nosso artigo querendo saber mais informações sobre o curso de Segurança, vamos mostrar como você pode está se cadastrando no curso, o programa do curso é de segurança privada para pessoas como você que está querendo ingressar no mercado de trabalho.

É um dado, de acordo com a pesquisa, que coloca o Brasil como o segundo país no mundo com maior medo da violência. O primeiro é o Afeganistão, considerado o país mais perigoso do mundo após décadas de guerra. A sensação de medo impulsiona o mercado de segurança privada, um segmento da economia que emprega quase 600 mil trabalhadores no país, dos vigilantes aos gestores formados em cursos técnicos de nível superior.

Portanto, os interessados em atuar na área não devem perder tempo e podem aproveitar as dicas deste artigo para procurar uma formação adequada, que os prepare da melhor forma para atuar no setor. A seguir vamos mostrar como você pode fazer sua inscrição.

Graduação Tecnológica – Inscrição

Mas é comum que apareça a dúvida, é preciso ter uma preparação especializada para trabalhar com a segurança privada? A resposta é sim. O setor exige profissionais qualificados para atender as exigências da Polícia Federal, o órgão que tem a incumbência de regulamentar, autorizar e fiscalizar as atividades de segurança privada em todo o território nacional.

Curso de Segurança

A demanda por mão de obra é grande e não há sinais de que diminuirá, porque a estrutura da segurança pública não é suficiente para suprir as necessidades sentidas por milhares de moradores das áreas urbanas e rurais.

É a Polícia Federal que expede a CNV – Carteira Nacional de Vigilante, documento que prova a aptidão de um profissional para trabalhar na segurança patrimonial ou de pessoas. Para obter o documento, é preciso comprovar a validade do curso de vigilante e, no caso do profissional já experiente, a reciclagem obrigatória.

Veja como você pode fazer a sua inscrição no curso de segurança:

  • Possuir idade igual ou superior a 16 anos;
  • Ter o Ensino Fundamental 1 completo;
  • Os documentos exigidos para se inscrever no curso de segurança são:
  • Documento de identificação original (cópia);
  • CPF (cópia);
  • Comprovante de escolaridade.

Curso de Segurança

Centenas de empresas oferecem o curso para formação e reciclagem de vigilantes. Os interessados podem consultar uma ampla lista dessas empresas no site da Associação Brasileira de Cursos de Formação e Aperfeiçoamento de Vigilantes.

Fundada em 1987, a associação tem o objetivo de promover a integração entre as empresas de segurança, na categoria cursos de formação de vigilantes, e representá-las junto à sociedade e aos poderes constituídos.

O Curso de Formação Básica de Vigilante tem duração de 200 horas e custa em média R$ 700. Os interessados precisam ter idade mínima de 21 anos, ter concluído o ensino fundamental, estar em dia com as obrigações civis e militares e apresentar atestado de bons antecedentes criminais.

Leia Também:

Os alunos recebem aulas teóricas e práticas e o conteúdo inclui noções de segurança privada; legislação aplicada e direitos humanos; relações no trabalho; sistema de segurança pública e crime organizado; prevenção; primeiros socorros; defesa pessoal; entre outras disciplinas.

Conteúdo do curso de Segurança Privada

É uma atividade desenvolvida por empresas especializadas e emprega profissionais capacitados, utiliza barreiras físicas e equipamentos destinados a inibir ou impedir atos contra as pessoas e o patrimônio. É considerada complementar à segurança pública.

Conheça algumas atividades realizadas pela segurança privada:

  • Escolta armada: atividade que garante o transporte de qualquer tipo de carga ou de valor;
  • Segurança pessoal: atividade que tem a finalidade de garantir a segurança física de pessoas;
  • Transporte de valores: atividade de transporte de numerário, bens ou valores, por meio do uso de veículos comuns ou especiais.

Vigilância patrimonial: atividade realizada em eventos sociais e em estabelecimentos urbanos ou rurais, públicos ou privados. Tem a finalidade de garantir a segurança física das pessoas e a integridade do patrimônio.

Com tantas informações, fica clara a importância da segurança privada no país e, portanto, é fundamental que o segmento conte com profissionais preparados da melhor forma possível, com o objetivo de prevenir a violência e proteger pessoas e patrimônios.

Depois de ler o nosso artigo falando sobre o Curso de Segurança priva, não esqueça de deixar o seu comentário falando o que achou do nosso conteúdo inscrito. Esperamos que o nosso artigo possa ter te ajudado a resolver se inscrever no curso para poder ingressar no mercado de trabalho. Boa Sorte!

819 Comentários