Curso de Pizzaiolo com Graduação Tecnológica – Senac

Embora a Itália seja conhecida como o país da pizza, o Brasil é o terceiro maior consumidor de pizza do mundo, aqui são consumido em média um milhão de pizza por dia, aproximadamente, 570 mil somente em São Paulo. Tendo isso em vista, é possível perceber o quão grande é o mercado de trabalho para um pizzaiolo com especialização.

Com esse curso o candidato vai desenvolver todos os conhecimentos, habilidades e valores para o preparo de pizzas de qualidade. A formação engloba desde a história da pizza, passando pelos conceitos e características de uma pizzaria, planejamento de carreira para o pizzaiolo, até as técnicas de produção em pizzaria, que incluem a utilização de utensílios, conhecimento da técnica de organização mise en place, técnicas de congelamento para massas pré-assadas, seleção de ingredientes, entre outros conteúdos relacionados.

Esse curso é uma ótima oportunidade pra quem já atua nessa área de pizzaria ou até mesmo pra quem está a procura de uma especialização pra começar imediatamente no mercado de trabalho. Quer saber mais sobre o curso de pizzaiolo? continue lendo nosso artigo.

Curso de Pizzaiolo Tecnológico – Inscrição

O candidato para o curso de Pizzaiolo tem duas opções para realizar a inscrição, pessoalmente na unidade Senac da sua preferência, levando documentos de identificação, comprovante de endereço e  certificado escolar, ou, o candidato pode realizar a inscrição no conforto da sua casa pelo próprio site do Senac, caso escolha a opção de fazer a inscrição pelo site, é só seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse site do Senac do seu estado www.sp.senac.br
  • Escolha a unidade onde fará o curso;
  • Clique na opção ‘Cursos Livres’;
  • Escolha a opção ‘Cerimonial e Protocolo em Eventos’ dentre os vários cursos disponíveis que podem aparecer;
  • Preencha o formulário conforme orientação, com cuidado para não errar os dados, sob pena de cancelamento da vaga;
  • Clique em ‘Inscrever’ e aguarde a confirmação.

Para da inicio a inscrição o candidato deve está dentro de alguns requisitos exigidos pela instituição que são: ter idade mínima de 16 anos, ter no minimo o ensino fundamental 2 incompleto. Atendendo os requisitos o candidato pode dar continuidade na sua inscrição.

Vale lembrar que após fazer o cadastro no curso de pizzaiolo pelo site, será imprescindível o candidato comparecer na unidade para realizar a efetivação da matricula, no próprio site vai ser informado a data e os documentos necessários.

Outro fato importante também, é que o Senac tem um programa de gratuidade no qual o candidato deve apresentar alguns requisitos exigidos pelo programa e pode concorrer a fazer o curso sem pagar as mensalidades. Existe também o program do governo, o prouni e fieis que o candidato pode está se escrevendo  e concorrendo a bolsas ou pode financiar o pagamento do curso. Consulte os sites do Governo e Senac para mais informações sobre os programas.

Como funciona o curso?

Hoje em dia, por conta da competitividade no mercado, sabemos que as empresas buscam encontrar colaboradores que possuam não apenas conhecimentos técnicos avançados mas que reúnam características essenciais para exercerem suas profissões. Nesse caso, valores, como ética, iniciativa, bom humor, simpatia, carisma, espírito de liderança, autocontrole, perseverança e criatividade, no sentido de buscar inovações, são indispensáveis.

O curso acontece de forma presencial na unidade Senac escolhida pelo aluno, as aulas tem uma carga horaria de 160 horas e conta com conteúdos importantíssimos no qual vamos citar no tópico a seguir, o curso conta também com professores altamente qualificados e preparados pra formar ótimos profissionais.

O curso de Pizzaiolo é completo por teoria e prática e é elaborado para que o aluno aprenda fazendo. Com isso, o estudante desenvolve as competências necessárias para se tornar um profissional pronto para o mercado de trabalho na área. Em sala de aula, o aluno é sempre estimulado a analisar e solucionar problemas de empresas reais ou fictícias.

Conteúdo trabalhado no curso

Os conteúdos abordados durante o curso são de suma importância para a formação do aluno, são assuntos que realmente serão utilizados na vida profissional, sendo assim separamos alguns dos conteúdos do curso para o candidato ter uma noção do que vai estudar, veja abaixo:

  • Organização e estrutura da cozinha;
  • Higiene na manipulação de alimentos;
  • Manual de boas práticas;
  • Segurança aplicada à operação da cozinha;
  • História da pizza;
  • Maquinário, equipamentos e utensílios para pizzaria;
  • Características e funções das matérias-primas da pizza e suas variações;
  • Fichas técnicas de produção de pizzas e suas variações;
  • Mise en place;
  • Nutrição e dietética: nutrientes e suas funções, pirâmide da boa alimentação, características organolépticas dos alimentos e restrições alimentares;
  • Técnicas de produção de massas para pizza e variações: etapas de preparação e tipo de modelagens;
  • Técnicas de produção de molhos para pizza e variações: etapas de preparação e tipos;
  • Técnicas de produção de recheios e coberturas para pizza e variações: tipos de recheios e coberturas doces e salgadas, etapas de preparação, bases de cortes para recheios e coberturas;
  • Montagem e finalização de pizzas e suas variações: técnicas de assar e de apresentação do prato;
  • Cardápios: Formas de apresentação (leiaute, composição, público-alvo, seleção e disposição das informações sobre os produtos) e Precificação (itens que compõem a formação do preço de um produto, cálculo de margem de contribuição e lucro);

Referente a mercado de trabalho, temos em vista também que hoje em dia em qualquer lugar tem uma pizzaria, e como citado acima o Brasil o terceiro país que mais consume pizza, sendo assim a cada pizzaria é necessário ter um ou mais pizzaiolo e caso esse profissional tenha uma formação na área já fica a frente de outros candidatos na hora de concorrer a vaga.

O candidato após a conclusão do curso tem a opção também de abrir o seu próprio negócio, já que no curso o aluno vai contar com aulas de empreendedorismo e planejamento de carreira para o pizzaiolo.

Nosso artigo te ajudou? Fizemos com muito carinho para você que está a procura de uma profissão e precisa se especializar, não esqueça de antes de sair deixar o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *